Exemplo Post Especial
Para enfrentar o desafio de se reinventarem no ambiente digital, publishers tradicionais encontram novas maneiras de construir conteúdo relevante
É um novo momento para o digital, em que novos atores apostam em novas estratégias e formatos – e essas mudanças estão sendo percebidas com otimismo por quem faz conteúdo.
É o que mostram dados como o da pesquisa realizada pela Deloitte em parceria com o Google, garantindo que 90% das publishers na América do Sul e do Norte entendem que as mudanças na política de privacidade não só são bem-vindas, como chegam na melhor hora.
A nova maneira de perceber a privacidade é apenas uma das transformações: a tendência é de novas maneiras de entender e produzir conteúdos, novos formatos, novas prioridades.
E no meio de tudo isso, publishers tradicionais encontram-se numa situação particularmente favorável, se souberem usar de sua credibilidade para estabelecer conteúdo relevante e monetizar suas audiências.
Conteúdo em primeira mão: mais importante do que nunca
Para a nova realidade digital, a confiança e a credibilidade serão mais importantes do que nunca. Isso porque agora usuários podem escolher com quem querem compartilhar seus dados, algo fundamental para a estratégia de qualquer empresa no digital, e serão os nomes que inspirarem mais credibilidade e segurança que receberão as informações mais importantes diretamente de seu público.
Construir uma base de dados em primeira mão, ou seja, a partir do público direto de seu conteúdo, é uma vantagem fundamental de acordo com 70% do mercado (de acordo com a mesma pesquisa da Deloitte). A base para conquistar essa audiência é uma só: conteúdo relevante.
Esse público interessado e engajado já seria por si só uma conquista, mas esse é só começo para o novo momento digital de publishers. Monetizar sua audiẽncia significa explorar a monetização das audiências a partir de muitas outras estratégias.
Novos mercados e métricas
Quer ver como construir uma audiência interessada impacta os resultados dos negócios? Podemos começar olhando para duas tendências, uma nas métricas e outra nos modelos de mercado.
A questão das métricas, para começar: uma pesquisa recente da Digital Content Next constatou que 80% dos veículos premium estão considerando a monetização a partir de métricas de tempo, chamadas de viewability – ou seja, em que não basta bater o olho em um anúncio, o que se considera é o seu tempo interagindo com tal conteúdo.
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É a diferença, por exemplo, entre considerar um “sucesso” o investimento na métrica de impressões, alcançando mil pessoas que só vão olhar para seu conteúdo por um segundo, ou considerar um sucesso o investimento em cem pessoas que deram atenção para seu conteúdo por dez minutos.
Só conteúdo relevante, produzido por publishers com credibilidade e uma audiência interessada, podem investir numa métrica de viewability e conseguir bons resultados a partir dela.
De outro lado, olhando para os modelos de negócio: em 2022, 79% das publishers estão investindo no mercado de assinaturas (dados da Reuters). Mais uma vez, somente um público engajado e interessado em conteúdo relevante pode viabilizar um modelo deste tipo.
Publishers, portanto, estão rodeadas de oportunidades de monetizar o principal valor que conquistam em troca de sua credibilidade e conteúdo relevante: suas audiências. Seja com anúncios, estratégias de conteúdo pago, ou até mesmo novas maneiras de metrificar e recolher dados, somente quem estabelece relações de confiança com o público pode investir nesse novo mercado.
Quer aprender mais sobre os novos desafios e oportunidades para publishers?
Nossa co-fundadora e CGO, Cíntia Santana, fez uma live no Instagram da PYXYS com Marcelo Godoi, Diretor Comercial do Estadão, “Publishers e o desafio da reinvenção digital: Como monetizar audiências e gerar resultados exponenciais”.
Para todos que atuam ou querem saber mais sobre comunicação e o futuro do conteúdo relevante no mundo digital, esta é uma oportunidade imperdível de aprender com quem entende esse mercado na prática.
PUBLICADO EM: 30/11/2021
Por: Eder Steffens | 11.01.2023