Empresas influenciadoras e redes sociais no marketing digital
Para demonstrar autoridade, encontrar novos clientes e reforçar sua marca, empresas se tornam produtoras de conteúdo e competem por atenção nas redes sociais
Redes sociais são lugar para empresas? Se considerarmos que a cada quatro pessoas no mundo, três estão em redes sociais (dados da Kepios) e que empresas precisam se comunicar com seu público que muito provavelmente está no meio dessa gente toda, a resposta é sim.
Conforme a digitalização se intensifica, garantir uma presença digital se torna parte da estratégia de sobrevivência e competitividade para empresas de todos os segmentos e tamanhos. É por isso que tanto a Coca-Cola quanto a padaria do bairro podem estar no Instagram – tanto quanto empresas para públicos extremamente específicos, ou até de conteúdo B2B, desde que atuem com a estratégia certa.
Mas essa presença não pode existir de qualquer jeito. A estratégia certa para se posicionar nas redes sociais é tão importante quanto a presença em si.
Testando formato e lugaes
Qual a rede social certa para sua empresa estar? A resposta é vaga por necessidade: depende. E o que vai definir a resposta é, principalmente, o seu público e o conteúdo que está disposto a publicar.
Para uma empresa com um público jovem de consumidores finais, por exemplo, a presença em quase todas as redes sociais faz muito sentido. Vale Instagram, Facebook, TikTok e Twitter. Mas a questão vai além: é melhor investir em uma presença modesta em cada uma dessas redes, ou se preparar para focar mais no conteúdo em alguma delas? Além disso, existe um problema de linguagem. Se 80% dos profissionais da área garantem que conteúdo divertido é aquele que traz mais retornos em redes sociais (dados do Hubspot), será que os assuntos que sua marca aborda se encaixam bem em qualquer rede social?
A presença no Twitter e no Youtube, por exemplo, costuma ser mais custosa, no sentido em que envolve uma equipe dedicada a, no caso do Twitter, acompanhar tendências e participar de conversas em tempo real, enquanto depende de edição de vídeos constantemente para o caso do Youtube. Para empresas que estão começando a entender sua existência digital, talvez valha mais a pena testar outros formatos e lugares também, como por exemplo com vídeos mais curtos ou posts com imagens no Instagram e no TikTok.
Se cada caso é um caso, estudos e pesquisas de público e das possibilidades reais da empresa fazem toda a diferença. E dependendo do público, os dilemas podem ser outros: para marcas B2B, por exemplo, o desafio é menos saber onde estar (normalmente, o foco destas empresas será uma presença no Linkedin) e mais como construir uma comunidade a partir de nichos muito específicos.
Conteúdo, engajamento e autoridade?
Entre especialistas de marketing, é comum considerar que existe uma espécie de “métrica invisível” nas redes sociais que, apesar de difícil de mensurar, pode ser determinante para que uma empresa consiga sucesso digital: a autoridade. Empresas que produzem conteúdo digital e estabelecem uma comunidade em redes sociais podem se estabelecer como referências em seus campos e exibir seu domínio nos assuntos com que trabalham – e isso pode fazer toda a diferença para mudar a percepção de marca diante de um potencial cliente.
A constância e relevância do que é postado em redes sociais é uma possibilidade inteligente para empresas que precisam comprovar sua expertise e causar uma boa impressão em seu público e potenciais parceiros. Mas aqui, tanto quanto na situação da rede certa para se estar, os objetivos da presença digital podem ser diversificados: além da autoridade, engajamento online pode ajudar a aumentar as vendas mesmo, especialmente em campanhas de consideração de marca. A consideração de marca e até a capacidade de se tornar top of mind no segmento podem estar muito relacionadas à capacidade de participar do dia a dia das pessoas, algo que redes sociais permitem como nenhuma outra mídia permitiu que marcas fizessem antes.
Mas se as possibilidade são muitas, tanto de linguagem quanto de plataforma, uma certeza é suficiente para motivar a pesquisa e os experimentos sobre como posicionar cada empresa nas redes sociais: estas plataformas vão se tornar cada vez mais importantes não só para passar o tempo livre e interagir com amigos, mas também para fazer negócios e vendas. O mercado de marketing para redes sociais já é o segundo maior no marketing digital (atrás apenas do marketing de buscas, segundo dados da Statista) e as redes sociais como um todo seguem crescendo (apenas em 2021, o crescimento foi de 10%). Quanto mais cedo sua empresa começar a estabelecer sua própria comunidade e presença nessas redes, melhor.
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